Pequenos Gestos, Grandes Amizades
Todos já passamos por isso: aquele momento de reflexão quando avaliamos o custo/benefício de vestir roupas para sair de casa e interagir com o mundo em comparação com ficar embaixo das cobertas e evitar todos os outros seres humanos. Certamente, tirar um tempo para se reconectar consigo mesmo é um aspecto importante do autocuidado. E, como se constata, construir sua comunidade pode ajudá-lo a obter algumas das mesmas recompensas para a saúde mental. Na verdade, estudos descobriram que laços sociais podem ser um componente-chave na manutenção do bem-estar mental.
Soluções orientadas para a comunidade têm se mostrado eficazes no tratamento de transtornos de saúde mental. De acordo com um artigo no World Psychiatry, uma abordagem comunitária para o cuidado da saúde mental que analisa o indivíduo dentro do contexto de seu ambiente, constrói sistemas para que as pessoas recebam cuidados holísticos e compreender as complexidades de diferentes populações pode reduzir o estigma e ajudar mais pessoas a acessar os recursos de que precisam para cuidar de sua saúde mental. Além disso, o Mental Health America compartilha que se conectar com outras pessoas, passando tempo com pessoas que você ama e confia, pode reduzir o estresse e melhorar seu humor. Portanto, encontre suas pessoas. E, quando as encontrar, segure-as com firmeza.
Construir comunidade é para todos. Investir no autocuidado também pode ajudá-lo a construir sua comunidade. De acordo com o Mindful, o autocuidado com a intenção de autopreservação “ultrapassa o indivíduo para impactar comunidades, bairros, nossa nação e, em última análise, o mundo”. Portanto, investir em si mesmo é investir em sua comunidade. Reserve um tempo para fazer as coisas que o ajudam a se apresentar da melhor forma para os outros – você ajudará sua comunidade e mudará o mundo.
Construir comunidade não significa necessariamente ter um calendário social lotado e colorido. Aqui estão algumas maneiras de se conectar com as pessoas ao seu redor.
- Por favor e obrigado: Estudos mostram que a gratidão vai longe. Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que ser gentil consigo mesmo e com os outros pode realmente torná-lo mais feliz. Portanto, da próxima vez que você estiver tomando seu café da manhã e vir o barista que faz sua xícara de café perfeita todos os dias, pergunte finalmente pelo nome dele e não se esqueça de dizer “obrigado”. Pronto. Novo amigo.
- Entre em contato com os amigos: Tire um tempo para se conectar com as pessoas que são importantes para você. Claro, você pode planejar o encontro perfeito com seus pares, ou você também pode simplesmente enviar uma mensagem de texto para deixá-los saber que está pensando neles. Melhor ainda, encontre o GIF ou MEME perfeito que você tem certeza de que vai alegrar o dia deles.
- Conecte-se com seus colegas de trabalho e pares: De acordo com um estudo do Journal of Occupational Health Psychology, existe uma associação entre toxicidade no local de trabalho e alguns sintomas de depressão. Se você é como a maioria das pessoas que passam cerca de 40 horas por semana no trabalho, criar um ambiente de trabalho saudável pode fazer maravilhas pela sua saúde mental. Portanto, convide um colega de trabalho para experimentar aquele novo local para o almoço, reconheça as realizações de seus colegas e tire o tempo que você precisa para recarregar e ser o seu melhor no trabalho. Qualquer trabalho exige uma equipe.




Por favor deixem seus comentários!